Maior paquete de Mário Ferreira sai como novo
da Lisnave
Vasco da Gama foi transformado em
navio “amigo do ambiente”. Está preparado para navegar nos Fiordes da Noruega e
no Mar Báltico.
O maior e mais recente navio de Mário Ferreira, dono
da Douro Azul, já tem estatuto de ‘amigo do ambiente’, após a intensa reparação
de que foi alvo, em tempo recorde, na Lisnave.
Na sexta-feira, dia em que o Vasco da Gama, começou a
realizar testes, após o final dos trabalhos, o empresário mostrou-se satisfeito
com a intervenção.
“Pela dimensão do navio tínhamos de encontrar um
estaleiro que tivesse capacidade de trabalho e a Lisnave é o que está mais bem
equipado. O estaleiro fez um bom trabalho e as outras empresas também.”, disse
Mário Ferreira a O SETUBALENSE.
Os cinco motores principais do navio, que tem 30
anos, foram equipados com catalisadores para reduzir as emissões de carbono em
mais de 70%. O projecto, da Tecnoveritas, foi bem-sucedido e os resultados
correspondem ao projectado. Os testes estão a ser feitos com um observador
norueguês a bordo, para que o navio obtenha o licenciamento para operar nos
Fiordes da Noruega.
A intervenção passou também pela instalação de uma
estação de tratamento de águas residuais capaz de assegurar a qualidade das
massas produzidas pelas quase duas mil pessoas que o navio pode transportar
(1250 passageiros e 560 tripulantes).
A tinta usada na pintura exterior geral foi fornecida
pela Hempel, empresa que tem fábrica em Palmela.
Com esta conversão, o Vasco da Gama cumpre não apenas
as normas ambientais em vigor mas também a que estão previstas para depois de
2025. Está, por isso, em condições de operar em águas que exigem licenciamentos
mais exigentes, como é o caso do Mar Báltico.
A obra foi integralmente projectada e executada por
empresas portuguesas o que representa capacidade nacional para modernização de
navios. Segundo Mário Ferreira, esta é uma oportunidade que o país deveria
aproveitar, uma vez que há muitos navios, no mundo, que precisam de ser
convertidos para as novas exigências ambientais.
O luxuoso interior, quee inclui vários restaurantes,
bares, ginásio, SPA e auditórios, foi também melhorado, com recurso a empresas
e materiais portugueses. Os móveis, carpetes e roupas de cama novas são
fabricados em Portugal.
Concluída a reparação na Lisnave, o navio está em
testes e vai seguir, nos próximos dias, para a Alemanha. “Vai directamente para
Kiel, embarcar passageiros e trabalhar na zona do Báltico e da Noruega durante
o Verão”, disse Mário Ferreira a O SETUBALENSE.
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